GITAÏ diz: “Mais tarde, você vai entender…”(*)

23 jun

Por Gisèle Miranda

Amos Gitaï

Vindo de duas Seleções oficiais – Berlim e Toronto, 2008 Amos Gitaï trouxe mais um intrigante filme. Não deixou de incomodar, mesmo se tratando de um incômodo pessoal. Ao terminar de assistir o filme fiquei procurando a assinatura de Gitaï – pois não encontrava. Até mesmo em ambiente propício para estar e incomodar (Centro de Cultura Judaica), adaptado à apresentação do israelense de repercussão histórica e política – o filme parecia ser francês demais. Co-produção França/Israel.

Fui com uma blusa branca com manchas pretas, que no caminho vislumbrei como marca da Palestina. Recordei de Kedma na cena em que o velho palestino levantou o seu cajado e gritou que a luta pela terra continuaria com os seus netos, bisnetos. E a cena de O dia do perdão: Yon Kippur – o amor entre as cores das tintas e a morte entre as cores da bandeira.

Ouvi, pós filme comentários imediatistas desde ‘não gostei’ ao ”muito bom filme’. Eu não sabia o que dizer, pois não encontrava  nem mesmo Gitaï em sua direção.

O que eu estava procurando? O pragmático? O politicamente correto? Então insurgiu a cena do olhar feminino, que ouvia, via, sentia e sofria pela dor do protagonista. É Emmanuelle Devos como Françoise, nora de Rivka, a eterna Jeanne Moreau de Truffaut.

O tempo feminino é a assinatura de Gitaï; é a direção impecável. Vale lembrar também da bela Natalie Portman em Free Zone, outro importante filme de Gitaï sobre o olhar feminino.

Emmanuele Devos com Hippolyte Girardot em cena do filme “Mais tarde, você vai entender”

(*) Título do filme de Amos Gitai. França/ Israel, 2008. Drama (89 min.) Com Jeanne Moreau, Hippolyte Girardot, Dominique Blanc, Emmanuelle Devos. A pré estréia nacional foi no Centro de Cultura Judaica (em 23/08 – 20:00) na 2ª Mostra Audiovisual Israelense, 23 a 28 de junho, 2009. www.culturajudaica.org.br (programação gratuita)

V. tb.  Ficção ou Realidade?  –  sobre Amos Gitaï e Fernando Meirelles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: