Crônica: Funeral Afro-Americano

14 abr

Por Sta. Sbaile


Há alguns anos atrás, conheci minha melhor amiga da Flórida: Senhorita Destiny Golden.

O pai da Destiny abandonou a família quando ela era bebê. Aos 15 anos, a mãe da Destiny sofreu um derrame e ficou paralisada no lado direito. A Destiny então se tornou responsável pela mãe e teve que largar os estudos. Aos 24, a mãe da Destiny teve um problema sério de circulação, o que levou os médicos a amputarem a perna esquerda dela.

Foi então que a Destiny não agüentou mais: colocou a mãe em um hospital permanentemente e voltou a estudar. Hoje, a Destiny é jornalista.

A família Golden, apesar de ter um sobrenome judeu (só Deus sabe o porquê), é extremamente evangélica e afro-americana.

Eu poderia escrever algumas crônicas sobre negros americanos e suas peculiaridades, manias e filosofias. Claro que cada indivíduo é único, mas existem várias coisas sobre a cultura afro-americana que são, no mínimo, fascinantes e hilárias.

A Destiny cresceu cantando no coro da igreja. A voz dela é sensacional, fora do comum. Ela é fora do comum, fantástica, menina incrível!

– Sbaile, a tia Rita morreu. – A Destiny me liga.
– Ela não tinha morrido o mês passado?
– Não, aquela foi a tia Joane.
– Foi a que eu conheci?
– Não, você conheceu a tia Elaine.
– Meu! Quantas tias você tem?
– Vivas? 12.
– Tá brincando!
– Não, não… verdade. Eu sou preta, Sbaile…
– E…?
– Preto gosta de procriar.
– Tô vendo…
– Mas então, você quer ir ao funeral comigo?
– Não, honestamente.
– Vai ser divertido!
– Divertido?
– É! É funeral de preto…
– E…?
– E preto é sempre animado!
– Ah é?
– É. Você vai ver! Depois a gente vai beber em algum lugar com a tia Lakisha e a tia Denise!
– Meu Deus… tá, tá bom.

Toca a Destiny passar na minha casa com uma caminhonete lotada de tias.

– Sbaile! Não acredito que você não está pronta ainda!
– Quê? Tô pronta! Prontíssima.
– De jeans?
– É, ué…
– Não, veste uma saia preta!
– Por quê?
– É funeral… você tem que ir de saia preta.
– Ai Deus… Não raspei a perna.
– Raspa aí rapidinho, vai…
– Caralho, Destiny…

Lá vou eu colocar a maldita saia preta.

No carro, as 678 mil tias que cabiam naquele veículo usavam óculos de sol.

Chegamos ao funeral. Lá estava a pobre tia Rita. Ela devia pesar uns 180 quilos.

– Destiny! Ow… Destiny!
– Que é, Sbaile?
– Por que todo mundo tá de óculos de sol?
– Ah, porque a gente é preto…
– Essa é sua resposta pra tudo agora?
– Sbaile… Você não sabe nada sobre pretos…
– Como assim?
– Pretos são assim, ué… óculos de sol em funeral é coisa da gente.
– Mas por quê?
– Eu não sei por que… Só sei que a gente é assim.
– Afff.

Não havia um branco sequer naquele funeral a não ser eu. Todo mundo me olhava como se eu fosse a assassina da tia Rita.

– E você, quem é?  (me perguntou um dos 8 filhos da tia Rita)
– Eu era manicure da sua mãe.
– É mesmo?
– É.

Alguns minutos passam.

– Sbaile! Você falou pro Greg que era manicure da tia Rita? – A Destiny pergunta indignada.
– Falei.
– E por que você mentiu?
– Destiny… Você falou que esse funeral ia ser animado. Não tá animado coisa nenhuma. Eu tive que mentir.
– Quê? O que você acabou de falar não faz o menor sentido!
– É que eu sou branca…
– Quê?
– Nós brancos somos assim. Não fazemos sentido.
– Sbaile, a tia Rita só ia em salão de preto. Ele sacou que você tava mentindo…
– E daí, Destiny?
– E daí que o primo Greg é…

Hora do discurso.

E não é que o primo Greg me sobe no palquinho pra falar sobre a tia Rita! De óculos escuro e vestindo preto… Senhoras e senhores: o primo Greg!

– Senhoras e senhores aqui presentes, hoje é o dia do funeral da minha mãe, Sra. Rita Golden, que já foi dona de uma casa de jogatina…
– Olha a tia Rita… pecadora… – Eu falo no ouvido da Destiny.
– Sbaile, chega!
– …Mas que foi salva pelo Senhor!

Ah não!

– Senhoras e senhores: esta mulher que já foi alcoólatra, que já foi viciada em jogo, que já foi pecadora carnal… Hoje descansa na paz do Senhor, porque ela genuinamente aceitou o sangue de Cristo…
– Amem! – alguém de saia preta e óculos de sol grita.
– … Mas eu não estou aqui pra falar da minha mãe…

Ha! Não? Que discurso original para um velório.

– …Não! Estou aqui para falar da salvação de Cristo! Porque eu, assim como minha mãe, fui salvo pelo Senhor. Um homem bateu na minha porta num certo domingo, ele me perguntou: “Você é Greg Golden?” “Sim, eu sou o Greg Golden” – eu falei. Tia Verônica estava comigo naquela momento. Não é verdade, tia Verônica?
– Sim, é verdade! – Ela grita.
– …Ela estava comigo. Porque o Senhor sempre tem uma testemunha! E o homem que bateu na minha porta caiu no chão ao ouvir meu nome. Eu pensei que ele tivesse caído de morto. Não é verdade tia Verônica?
– Sim!
– Porque o Senhor sempre tem uma testemunha! Mas ele não estava morto, ele estava lá para me salvar. E eu fui salvo. Na semana seguinte, eu fui à Igreja e o pastor falou meu nome no meio do sermão. Primo Justin estava comigo. Não é verdade, primo?
– É!
– Porque o Senhor sempre tem uma testemunha! E dessa vez, fui eu que caí no chão, porque fui atacado pelo raio divino da salvação. É ou não é, Justin?
– É!
– Porque o Senhor sempre tem uma testemunha! E naquele momento eu entendi o sentido da vida. Voltei pra casa, nunca mais bebi. Minha mulher sabe. Sabe ou não sabe, Vivian?
– Sei!
– Porque o Senhor sempre tem uma testemunha!

PUTA QUE O PARIU!

E dalí pra frente, o discurso foi ficando cada vez mais absurdo.

– Destiny, preto ou não preto… isso é ridículo!
– Eu sei, Sbaile… Eu sei. Essa é a parte divertida.
– Sério? Essa é a parte divertida? Puta merda, Destiny, sua completa vaca…
– Shhh! Eu não posso rir.
– Rir? O que tem aqui pra rir? Não é pra rir, eu tô puta com você!
– PORQUE O SENHOR SEMPRE TEM UMA TESTEMUNHA!

E o discurso acabou assim. Ha! Quem diria, huh?

Dei uma última olhada na tia Rita e falei com ela: “Tia Rita, aonde quer que você esteja, você está melhor que a gente aqui!”

Antes de eu finalmente sair daquela capelinha patrocinadora da Oakley, primo Greg voltou a falar comigo:

– Você acha que o Senhor aprova suas gracinhas?
– Me desculpe, primo Greg. Não sei por que menti pra você. É que eu não tinha sido salva até o dia de hoje. Não é verdade, Destiny?
– É, é verdade.
– Porque o Senhor sempre tem uma testemunha. É ou não é, primo Greg?

Deixe um comentário

