Série Emmanuel Nery IV: o simbólico em Gota de Paz

4 maio

Por Gisèle Miranda

 

Emmanuel Nery (RJ, 1931-RJ, 2003) Gota de Paz, 1986, acrílico s/ tela 55 x 46 cm.

Quando uma imagem está em consonância com a natureza pode-se dizer que existe uma relação simbólica; e quando apresenta uma coloração significativa crê-se que abrange o imaginário coletivo. O exemplo é da morbidez da imagem e a contraposição do pequeno foco de luz, a Gota de Paz, que intriga.

Para Emmanuel Nery este homem de terno e gravata era o artista preso as amarras de uma necessidade. A construção se deu a partir de reminiscências de quando era auxiliar de publicidade.

As falanges desgarram-se sob efeito de sublimação. Contrária, a partícula ou a gota que cai. Forças contrárias que se encontram?

Mas o que leva uma pessoa a adquirir um trabalho que explicitamente choca à primeira instância? Coincidência que tenha sido comprado por um publicitário?

Durante a entrevista com o adquirente de Gota de Paz, em seu escritório, de terno e gravata observei a pintura a cerca de três metros à frente de sua mesa.1

Questionei a possibilidade da sensação de um retrato ou espelho. Mas o adquirente foi enfático em dizer: – “…até conversei com Emmanuel, a visão dele não era exatamente a minha visão…”.

No final de nossa entrevista:- “…eu gostei, eu não sei explicar, eu gosto do traço… ele é um pouco angustiado, ele tem essa coisa de terno e gravata… mas de certa forma eu me identifico, não sou dark… a cidade como São Paulo, ela angustia o cara…”.

 

 

1 Optei por deixar anônimo o adquirente pelo fato da entrevista ter ocorrido em 1992, tendo sido autorizada, na época, apenas para produção acadêmica. Destaco que Gota de Paz foi o primeiro quadro comprado pelo adquirente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: