Série Antonio PETICOV II: Cérebro Duck Dreams

1 jun

Por Gisèle Miranda

Peticov é autodidata. Portanto, a letargia não caminha com o andarilho. Sua peregrinação artística está no aqueduto dos sentidos. Duck Dreams é prova disso.

Duck Drems foi também, a primeira imagem criada por Peticov para a série cérebros – o cérebro cortado ao meio verticalmente.

Antonio Peticov (Assis, SP, 1946), Duck Dreams, 1996.

A predominância da cor verde no telencéfalo denota repouso. Quando generalizado pode tornar-se enfadonho pela imobilidade e ausência de desejos. Na brejeirice do azul – em tom mais forte – a representação do septo pelúcido; o vermelho, adicionado pelo amarelo resulta no laranja irradiando a seriedade, ou seja, é de alguém seguro de sua força… soa como o sino de ângelus, tem a força de uma poderosa voz de contralto. (Kandinsky, 1992, p. 93)

No local onde se dividem os lobos – aqui visualizado o meio exato do lobo temporal – estão a audição e a fala; assim como detectados o tálamo (responsável pela ansiedade que instiga a fome e a sede); também, o hipotálamo (abaixo do tálamo), o corpo caloso e o septo pelúcido.

Os acidentes anatômicos à estrutura interna do crânio têm divisões fossais – como se pode observar em Duck Dreams – o denominado lobo temporal (na fossa posterior). Também, visualiza-se o cerebelo  na regência dos movimentos com dinamismo e leveza.

Onde há a representação de um pato, no meio exato do corte, atribui-se a imaginação, a fantasia, os devaneios. Embora, em sua concepção anatômica, dir-se-ia que estão presentes, o tálamo, o hipotálamo, o lobo; e de sua asa vislumbra-se o telencéfalo.

O tálamo tem o formato de um ovo de galinha (são dois). Muitas informações são enviadas através de neurônios aglutinados no tálamo, o que torna possível obter informações da área periférica dos sentidos – com exceção do olfato, pois o sentido olfativo só é efetivamente absorvido na região do Cortex Cerebral. (local que aglutina todos os sentidos)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: